Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicação:

Dia Mundial do Meio Ambiente  Foto RSA Procergs
Dia Mundial do Meio Ambiente - Foto RSA/Procergs

Entre os dias 05 e 16 de junho de 1972 ocorreu na Suécia a Conferência de Estocolmo. Esse evento foi o pioneiro a discutir propostas sobre o meio ambiente e maneiras para reduzir o impacto do homem na natureza. Desde então, o dia 5 de junho, também conhecido como Dia Mundial do Meio Ambiente, passou a ser comemorado para marcar o primeiro dia desse evento.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação mundial em prol do meio ambiente.

Conferências ambientais reúnem líderes de diversos países para discutir e ampliar os debates sobre impactos ambientais e sobre a necessidade de promover a sustentabilidade.

 Este ano, o anfitrião para a Conferência é a República de Côte d'Ivoire (Costa do Marfim),  em parceria com os Países Baixos e o tema é “SOLUÇÕES PARA A POLUIÇÃO PLÁSTICA”, uma ameaça visível que afeta todas as comunidades mundo afora.

“Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.”

 Para comemorar a passagem da data, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) promoverá na segunda-feira (5), o evento Sistema Estadual de Proteção Ambiental: integração pelo meio ambiente. A atividade acontecerá no auditório da Ospa, em Porto Alegre, das 9h às 13h, e será alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

“O encontro busca a troca de conhecimento e a aproximação das ações de diferentes órgãos e entidades para a proteção e melhoria da qualidade ambiental. Esta iniciativa reforça o interesse do Estado em gerar conhecimento em prol da preservação. Estamos investindo em capacitação para reafirmarmos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, unindo todos os entes do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra)”, afirmou a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann.

Para mais informações e inscrição da palestra, acesse neste link:

Sema promove primeiro encontro de capacitação do Sistema Estadual de Proteção Ambiental

Conteúdos relacionados

SUSTENTARE - Programa de Destinação e Descarte de Eletroeletrônicos