Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Sustentare retoma doações de computadores

Os dispositivos foram entregues para entidades carentes e para ações de utilidade pública do Governo do Estado

Publicação:

Foto Alunos do Curso de Manutenção de Computadores.
Alunos do Curso de Manutenção de Computadores.

Neste mês, o Programa Sustentare retomou as doações de computadores para entidades carentes e para ações de utilidade pública do Governo do Estado. Com a retomada das atividades da Fundação Pão dos Pobres, parceira do Programa na Planta de Recondicionamento de Computadores, os primeiros lotes de computadores de 2022 foram recondicionados pela primeira turma pós pandemia do curso de Manutenção de Computadores. No total, foram entregues 31 computadores para as instituições EMEF Hugo Guerdau de Sapucaia do Sul, Creche São Francisco de Assis, Secretaria de Meio Ambiente de Canoas, Associação Beneficente Projeto Vencedor,  PACTPOA (Programa de Auxilio Comunitário Terapêutico de Porto Alegre), CREAS de Alvorada.

O curso está dividido em 4 turmas, com aulas nos turnos da manhã e tarde, e envolve em torno de 150 jovens. Ao longo de um ano, os alunos aprendem esse ofício, o que lhes proporciona um amplo conhecimento bem como potencializa a possibilidade de emprego e renda no mercado da área.

O alinhamento do Programa SUSTENTARE com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é muito importante pois a Lei nº 12.305/2010, em seu inciso II, art. 7º apresenta como um de seus objetivos: a “não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos” reforçando, em seu art. 9º, que esta é a “ordem de prioridade” a ser observada em qualquer sistema de gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil.

A reutilização ou reuso embora seja a terceira opção a ser adotada em termos de prioridade, é considerada como “uma forma de não geração de resíduos” porque estende a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos e substitui o uso de equipamentos novos.

SUSTENTARE - Programa de Destinação e Descarte de Eletroeletrônicos