Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sustentare realiza descaracterização de material da fitoteca

O processo de descaracterização assistida garante economia financeira e responsabilidade socioambiental

Publicação:

 SUSTENTARE SITE
Sustentare é um dos vencedores do 7° Prêmio A3P
Por RSA

No mês de maio, o Programa Sustentare foi responsável pela descaracterização de um volume significativo de material da fitoteca (SDE), que totalizou, aproximadamente, 80 caixas e 2000kg de CDs, cartuchos 3590 e LDO.

Pelo processo antigo de descarte, haveria uma demanda de custo significativo para os cofres da Procergs, pois ele necessitava de procedimentos e encaminhamentos especiais (conforme regra a legislação) e havia a preocupação com o trato de dados e informações contidas no material.

Hoje, o processo de descarte da Descaracterização Assistida, oferecida pelo Programa Sustentare, é cercado de segurança e tratamento adequados, proporcionando além da economia financeira, a certeza de que o procedimento foi realizado seguindo as melhores práticas de reciclagem. Nesse sentido, a descaracterização irá segmentar o material em elementos que retornarão para a indústria em um processo chamado de “Logística Reversa”, cujo maior benefício é a preservação ambiental.

Além disso, o processo também leva em conta as premissas de inviolabilidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e proporciona emprego e renda a pessoas privadas de liberdade, visto que foi realizado na planta de serviços do Presídio Feminino Madre Pelletier, com o acompanhamento e supervisão da Procergs, via DGA/RSA.

Este é um processo legalmente comprometido, ambientalmente responsável e socialmente includente.

SUSTENTARE - Programa de Destinação e Descarte de Eletroeletrônicos